top of page

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Acreditamos em tecnologia para o bem social

Pessoas trabalhando em conjunto no desenvolvimento de um software

Seja bem-vindo ao CodeLab

Com início em 2018, o CodeLab manteve e mantém sua missão de desenvolver softwares gratuitos, abertos com fins sociais.

Atualmente, o projeto possui três equipes trabalhando em projetos diferentes, desses, você poderá saber mais de dois deles.

Nossos Projetos

PlaSMeDIS

PlasMeDIS é um codinome para uma plataforma fechada de interação social cuja a ideia é a de facilitar que comunidades que necessitam de interação com profissionais de saúde possam encontrar um ambiente seguro e livre de informações falsas.

Transporte PcD

O Transporte PcD é um projeto com o objetivo de melhorar a adequação do transporte público para usuários com deficiência por meio de classificação dos dados de procuras realizadas pelos usuários. 

Logotipo do CodeLab, são cinco fotos físicas no estilo de uma Polaroid com o nome "CodeLab - Unifesp" embaixo delas

Conheça nosso GitHub

É lá onde nós mantemos os nossos projetos 

PlaSMeDIS

PlaSMeDIS

Plataforma Social Moderada para a Disseminação de Informação sobre Saúde

Feed do IBEApp, uma versão do projeto PlaSMeDIS

PlasMeDIS é o nome genérico para a plataforma de interação que está sendo desenvolvida neste projeto. A ideia é que comunidades que necessitam de interação com profissionais de saúde possam encontrar um ambiente seguro e livre de informações falsas. Para isso, a plataforma é fechada e possui diferentes papéis com níveis de segurança definidos.

 

Este projeto de extensão é uma das primeiras iniciativas do CodeLab-Unifesp e trata-se de uma cooperação com a organização social IBEAC - Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário Queiróz Filho, com sede em São Paulo e atuação em nível nacional. No caso específico da cooperação com o IBEAC, os estudantes trabalham no contexto de um dos projetos do instituto, o CEPI - Centro de Excelência em Primeira Infância.

 

Uma das necessidades do CEPI é promover a troca de informações e conhecimentos entre as gestantes e puérperas e destas com especialistas e voluntárias e voluntários do próprio Centro, além de pais, avós e demais familiares e amigos envolvidos com sua situação. A ideia do projeto é criar uma plataforma de software que permita de uma forma fácil e amigável esta interação.  A versão para o IBEAC chama-se IBEApp e está em fase final de testes.

A plataforma também foi utilizada no trabalho de mestrado da aluna Valdirene Aparecida Armenara: Ferramentas de Apoio ao Professor de Ensino Superior Sobre o Estudante com TEA: Manual e Comunidade Virtual de Aprendizagem, sob orientação das professoras Denise Stringhini e Maria Elizete Kunkel. Neste trabalho, a ferramenta foi adaptada para a criação de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem (CVA) que reuniu docentes do ensino superior e especialistas em Transtorno do Espectro Autista (TEA) com objetivo de apoiar os docentes a acolherem estudantes com TEA de maneira apropriada. A autora atuou como moderadora e realizou testes que indicaram benefícios deste tipo de ferramenta na criação de CVAs. A ferramenta adaptada recebeu o nome de TEApp.

O projeto original, CodeLab-Unifesp - IBEAC, está cadastrado na Unifesp com o código SIEX 14089.

Transporte PcD

Transporte PcD

Software para Melhorar a Adequação do Transporte Público Metropolitano para Usuários PCD

O projeto Transporte PcD propõe a criação de um software para melhoria da adequação do transporte público metropolitano para usuários PcD (Pessoa com Deficiência). O software proposto faz o mapeamento entre as classificações dos níveis de deficiência dos passageiros e as adequações necessárias para que esses passageiros utilizem o sistema de transporte público metropolitano da melhor forma possível. Os dados e informações a serem utilizados neste projeto serão da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo (RMVPLN) e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), parceira deste projeto de extensão.

 

O desenvolvimento e a estruturação do software estão em desenvolvimento pelos estudantes do projeto de extensão universitária CodeLab-Unifesp. O software  relaciona os CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) dos passageiros PcD com suas necessidades em termos de adequações nos veículos de transporte e a própria oferta do transporte público metropolitano. Espera-se que o software desenvolvido seja capaz de orientar o usuário no seu dia-a-dia, assim como gere informações para que a empresa possa atendê-lo da melhor forma possível. Ao final, o software será disponibilizado de forma aberta e gratuita.

Este trabalho está sendo desenvolvido juntamente com o aluno do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Felipe Bugarin Guerra, que também representa a EMTU neste contexto. O trabalho é realizado sob orientação dos professores Denise Stringhini e Tiago de Oliveira.

Este projeto está cadastrado na Unifesp com código SIEX 21893.

bottom of page